Quentão


Ingredientes:

1 garrafa de cachaça (600 ml.)

600 ml. de água

1/2 kg de açúcar

Casca de duas laranjas

Casca de um limão

50 gramas de gengibre em pedacinhos

Cravo da índia a gosto

Canela de pau a gosto

1 maçã cortada em pedacinhos

Modo de preparo:

Colocar em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja o limão o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo colocar a cachaça e a água, deixando cozinhar por 20 à 25 minutos em fogo médio. Filtre, e após coloque a maçã picadinha. Manter no fogo, após o preparo.

Dicas

A qualidade da pinga tem influência direta no resultado, e escolher uma cachaça de boa origem, mais envelhecida, poderá fazer a diferença entre um quentão sem graça e um drinque inesquecível da festa junina.
Será importante seguir uma ordem na hora de preparar o quentão. Primeiro, coloca-se o açúcar na panela. Depois é hora de adicionar o gengibre picado, o cravo-da-índia e a canela em pau. Quando o açúcar estiver quase todo derretido (mas ainda claro, sem caramelizar ou queimar), é hora de adicionar a água e só no final a cachaça. É bom, também, usar um filtro de café ou funil com peneira, para separar os pedaços depois de pronto e servir apenas o líquido; A proporção entre água e cachaça deve ser igualada: para cada meio litro de pinga, por exemplo, coloque meio litro de água. Senão o quentão fica tão forte que ninguém passa do primeiro gole.